Sou Lucas Dias aluno bolsista proliceN Do LPEQI (Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão), sob a coordenação da professora Anna Maria Canavarro Benite. Esse blog faz parte do MEU projeto de monografia JUNTO COM A Maria Alciony ...... bolsista do programa bolsa permanência.
Venho agradecer a todos pela participação, também dizer nossas narrativas e troca de experiência já virARAM um trabalho COMPLETO A SER APRESENTADO no IV Congresso Brasileiro de Educação Especial CBEE e no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG -coNpeex 2010, isso significa que nossa pesquisa esta sendo aceita PELA comunidade cientifica. neste espaço virtual ESTAMOS produzindo conhecimento cientifico, contribuindo para A reflexão sobre a educação inclusiva no Brasil, e todos nos fazemos parte disso! Por isso parabéns...
Vamos continuar assim, obrigado a todos!
Segue em anexo o trabalho aceito pelo CBEE. Após a leitura do mesmo, escreva sua opinião.
Link: MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEFICIENTES VISUAIS
Olá Lucas, tudo bem?
ResponderExcluirGostaria de pedir um outro endereço para que eu possa baixar seu trabalho, porque estou entrando sempre do computador da UEG e aqui é proibido acesso de sites como 4shared, etc. Também pode ser enviado ao meu e-mail, se não for incomodá-lo e se você considerar mais prático. (lalucesa@hotmail.com)
Grata,
Laura Luciana.
tudo certo laura, ja te enviei por e-mail, assim como você quem mais precisar é so falar que eu mando.
ResponderExcluirate mais!
Lucas Dias
Lucas, muito obrigada por me mandar o trabalho. Já respondi seu e-mail.
ResponderExcluirComo já foi comentado aqui no blog, o ensino de ciências depende de referenciais visuais, como tabelas, modelos, desenhos, gráficos, etc. Nem sempre existe a adaptação dessas referências que se torne acessível ao deficiente visual, tornando o ensino de ciências limitado nessa perspectiva. A discussão no blog sobre experiências de professores com alunos deficientes visuais desperta o interesse de professores em formação em buscar formas para a resolução do problema do ensino e também abre espaço para o debate sobre o assunto, que ainda não é bem discutido socialmente.
Aprecio a discussão sobre educação inclusiva e às vezes me pego pensando em métodos didáticos para auxiliar o entendimento do conteúdo pelo aluno, mas ainda muito precários até mesmo pela minha falta de conhecimento sobre o assunto. É muito delicado expor uma opinião quando o que se vê no mundo lá fora é uma certa indiferença em relação à inclusão. Muitos acreditam que alunos especiais devem estudar em escolas especiais e ponto final. Às vezes até eu penso assim! Mas depois paro pra refletir e penso que todos nós somos iguais e que "oportunidade" (acesso ao conhecimento) deve ser para todos.