08/11/2010

Um pouco sobre Inclusão Social X Inclusão Escolar, a partir do recorte da postagem de Ana Maria

Um pouco sobre Inclusão Social X Inclusão Escolar, a partir do recorte da postagem de Ana Maria
Em 27 de agosto de 2010 Ana Maria disse:
“Opinaria em dizer que em grandes evoluções como a inclusão social, porque não haveria de ter um curriculum de professores a leitura Braille, podemos ter libras porque não Braille, assim diminuiria um pouco das barreiras...”
É importante diferenciar inclusão social de inclusão escolar. Quando falamos em inclusão escolar ou educação inclusiva não nos remetemos ao condicionamento social em que a pessoa com necessidades educativas especiais terá que se adequar ao meio, mas muito mais, que o meio se estruture para recebê-lo acolhendo-o em um espaço organizado física e pedagogicamente, assegurando que o seu direito à educação seja garantido.
De fato, a educação inclusiva corrobora a inclusão social, ou seja, a inclusão social abarca a inserção de vários grupos sociais à sociedade.Um destes grupos são os deficientes.
Contudo, a inclusão social, no sentido amplo da palavra social, está mais preocupada com a inserção deste grupo ao meio físico, limitando-se a oferta de acesso ou de entrada destes à sociedade, não levando em conta o aspecto qualitativo desta inserção, isto é, uma inclusão de qualidade está alicerçada no acolhimento adequado, a atitude de inserir fisicamente, por exemplo, uma criança com necessidades educacionais especiais no espaço escolar sem o devido preparo para recebê-la não garante o fim da segregação, e muito menos sua inclusão. Não é o remanejamento de um grupo de crianças de um convívio social para outro que garantirá a inclusão seja educacional ou social.
Segue em anexo um artigo intitulado: A educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI, autor: Dra. Pilar Arnaiz Sánchez, que trata também da inclusão social.
O artigo está dividido em 5 partes, segue os links.