04/10/2010

Boa tarde pessoal,

Sou Lucas Dias aluno bolsista proliceN Do LPEQI (Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão), sob a coordenação da professora Anna Maria Canavarro Benite. Esse blog faz parte do MEU projeto de monografia JUNTO COM A Maria Alciony ...... bolsista do programa bolsa permanência.

Venho agradecer a todos pela participação, também dizer nossas narrativas e troca de experiência já virARAM um trabalho COMPLETO A SER APRESENTADO no IV Congresso Brasileiro de Educação Especial CBEE e no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG -coNpeex 2010, isso significa que nossa pesquisa esta sendo aceita PELA comunidade cientifica. neste espaço virtual ESTAMOS produzindo conhecimento cientifico, contribuindo para A reflexão sobre a educação inclusiva no Brasil, e todos nos fazemos parte disso! Por isso parabéns...

Vamos continuar assim, obrigado a todos!

Segue em anexo o trabalho aceito pelo CBEE. Após a leitura do mesmo, escreva sua opinião.

Link: MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEFICIENTES VISUAIS

3 comentários:

  1. Olá Lucas, tudo bem?
    Gostaria de pedir um outro endereço para que eu possa baixar seu trabalho, porque estou entrando sempre do computador da UEG e aqui é proibido acesso de sites como 4shared, etc. Também pode ser enviado ao meu e-mail, se não for incomodá-lo e se você considerar mais prático. (lalucesa@hotmail.com)
    Grata,
    Laura Luciana.

    ResponderExcluir
  2. tudo certo laura, ja te enviei por e-mail, assim como você quem mais precisar é so falar que eu mando.
    ate mais!
    Lucas Dias

    ResponderExcluir
  3. Lucas, muito obrigada por me mandar o trabalho. Já respondi seu e-mail.

    Como já foi comentado aqui no blog, o ensino de ciências depende de referenciais visuais, como tabelas, modelos, desenhos, gráficos, etc. Nem sempre existe a adaptação dessas referências que se torne acessível ao deficiente visual, tornando o ensino de ciências limitado nessa perspectiva. A discussão no blog sobre experiências de professores com alunos deficientes visuais desperta o interesse de professores em formação em buscar formas para a resolução do problema do ensino e também abre espaço para o debate sobre o assunto, que ainda não é bem discutido socialmente.
    Aprecio a discussão sobre educação inclusiva e às vezes me pego pensando em métodos didáticos para auxiliar o entendimento do conteúdo pelo aluno, mas ainda muito precários até mesmo pela minha falta de conhecimento sobre o assunto. É muito delicado expor uma opinião quando o que se vê no mundo lá fora é uma certa indiferença em relação à inclusão. Muitos acreditam que alunos especiais devem estudar em escolas especiais e ponto final. Às vezes até eu penso assim! Mas depois paro pra refletir e penso que todos nós somos iguais e que "oportunidade" (acesso ao conhecimento) deve ser para todos.

    ResponderExcluir