01/04/2011

Elaboração de Tabela Periódica em Braille

Olá pessoal, Encontrei em nossas leituras um texto muito bom no site “Sobre a Deficiencia Visual" e quis compartilhar com vocês blogueiros, estou disponibilizando o artigo (Clique Aqui) com o objetivo de contribuir para os trabalhos de todos nós. O artigo mostra como construir uma tabela periódica em braile e muito mais coisas interessantes, gostei e espero que gostem! Postarei mais assim que pesquisar “algo” interessante! Aproveitem, leiam e postem se gostaram, também aguardo sugestões. Ate mais!

7 comentários:

  1. Muito boa a idéia da tabela periódica em braille, mas a grande dificuldade seria em fazer uma tabela periódica que o aluno deficiente visual possa facilmente carregar e que tenha um número de informações suficientes para que ele possa sempre recorrer a este recurso quando necessário e pelo que eu mim lembre isso é até mencionado no texto, mas a partir dessa idéia as pessoas podem se inspirar e desenvolver outras com o mesmo foco, ou não...O que vale é o conhecimento esta sempre ao alcance de todos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia tenho uma filha DV de 16 anos e acompanho o blog de vcs e sinto q vcs deixam lacunas, um grande exemplo e que minha filha nao pode acompanhar o blog sozinha, sempre tenho q ler as postagens para ela. Por ter boas condiçoes finaceiras minha filha estuda em escola particular e tem acompanhamento de um professor de apoio. Vejo que as postagens fazem referencias as escolas especializadas, onde estao postagens de escola regular publica ou privada, de que realidade vcs tratam? escolas especializadas acomodam poucos alunos, em media na turma da minha filha tem 45 alunos, isso gera desconforto isso faz com que professores nao tenham tempo de ''cuidar'' do ensino da minha filha, o q vcs me falam disso. a minha filha nao precisa de artigos, ela precisa de materiais didaticos como alguns do q vcs apresentaram, embora poucos mas vc ja colocaram.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia prezado(a),
    Obrigada por participar deste blog e gostaria muito de poder atender os anseios presentes em seu discurso. Então vamos lá:
    a temática educação inclusiva apesar de ser objeto de estudo de muitas pesquisas científicas ainda é incipiente nos cursos de formação de professores, isso se agrava quando o curso é de ciências (matemática, física, química ou biologia). Este blog é uma iniciativa de incluir a temática na formação inicial de professores de química, que no caso são alunos de um curso de graduação. Assim, os artigos disponibilizados são os anseios de nossa área e o pouco material didático disponível e resultado de pouca discussão enquanto objeto de pesquisa.
    Importante é esclarecer que o CEBRAV não é uma escola especializada, mas um centro de apoio ao aluno da escola regular (pública ou privada). Como somos financiados pelos nossos(seus, meus...) impostos temos enquanto universidade pública o dever de retornar nossa formação para a sociedade e desta forma desenvolvemos pesquisas com este viés. Gostaríamos de convidá-lo para conhecer nosso trabalho. No centro de apoio disponibilizamos licenciados em química juntamente com alunos de pós-graduação para planejar, desenvolver e implementar aulas e materiais adaptados para a DV que atendam especificamente as necessidades particulares daqueles que nos procuram em encontros semanais . Essa é nossa realidade e gostaríamos de compartilhar com você e sua filha.
    Quanto ao recurso de acessibilidade para sua filha infelizmente nós contávamos com o DOSVOX que é um leitor de tela produzido pela comunidade científica brasileira e por motivos operacionais de hospedagem do blogspot não conseguimos usá-lo. Encarecidamente pedimos que se possível você o instalasse que a leitura do blog é automática. Este software está disponível em http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm. Se precisar de ajuda estamos a disposição.
    A respeito de sala de aulas lotadas, gostaríamos de esclarecer que infelizmente a educação inclusiva demanda reestruturação da sala de aula. Antes a sala era professor e alunos. Hoje são professores, alunos, intérpretes, instrutores de Braille, professores de apoio. Nosso país tenta caminhar nesta direção, pouco avançamos, mas, temos perspectivas. As poucas iniciativas são pontuais e nesse ponto concordamos.
    Esperamos ter conseguido esclarecer alguns fatos. Colocamos-nos a sua inteira disposição no que diz respeito a disponibilizar o material didático que temos produzido e para quaisquer outros esclarecimentos. Novamente muito obrigado por nos acompanhar, sua participação é que nos ajuda a formar profissionais melhores para a sala de aula. Portanto, sinta-se a vontade para ajudar esta universidade a formar profissionais mais capacitados.

    ResponderExcluir
  4. Olá Warlandei,
    o que vc considera um número suficente de informações??? Faço o convite a vcs blogueiros: qual a importância do acesso a tabela periódica?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, como faço para levar minha filha para conhecer os trabalhos desenvolvidos por vcs? Seria possivel disponibilizar os artigos em Braille? Como faço para ter os materiais didáticos em casa, pode me imprestar? Interessante voces tem material de quimica, fisica, matemática e biologia. De qualquer formar agradeço a pequena iniciativa embora muito ainda tenha que ser feito.

    ResponderExcluir
  6. Como já foi dito o CEBRAV é um centro de apoio para alunos do ensino regular, não importa se for particular ou público. Os recursos que usamos lá são a impressora braille para textos e as listas de exercícios que os alunos trazem dos seus colégios e quando precisamos de materiais expecíficos do uso da química nós adaptamos materiais de baixo custo em nosso laboratório. Convidamos você a levar sua filha e participar de nossas aulas de apoio e assim você pode ter acesso ao material que produzimos. Lá podemos fazer impressões em braille de algum material que possa interressa-la. No momento estamos ministrando aulas de apoio às quintas-feiras das 13:30 às 15:30 no CEBRAV.

    ResponderExcluir
  7. Olá Prof. Gostei muito das informações , que já vou por em prática , tenho uma aluna deficiente visual nas aulas de química essa atividade será muito rica . Ate Catarina de Itabuna – Bahia.

    ResponderExcluir