08/11/2010

Um pouco sobre Inclusão Social X Inclusão Escolar, a partir do recorte da postagem de Ana Maria

Um pouco sobre Inclusão Social X Inclusão Escolar, a partir do recorte da postagem de Ana Maria
Em 27 de agosto de 2010 Ana Maria disse:
“Opinaria em dizer que em grandes evoluções como a inclusão social, porque não haveria de ter um curriculum de professores a leitura Braille, podemos ter libras porque não Braille, assim diminuiria um pouco das barreiras...”
É importante diferenciar inclusão social de inclusão escolar. Quando falamos em inclusão escolar ou educação inclusiva não nos remetemos ao condicionamento social em que a pessoa com necessidades educativas especiais terá que se adequar ao meio, mas muito mais, que o meio se estruture para recebê-lo acolhendo-o em um espaço organizado física e pedagogicamente, assegurando que o seu direito à educação seja garantido.
De fato, a educação inclusiva corrobora a inclusão social, ou seja, a inclusão social abarca a inserção de vários grupos sociais à sociedade.Um destes grupos são os deficientes.
Contudo, a inclusão social, no sentido amplo da palavra social, está mais preocupada com a inserção deste grupo ao meio físico, limitando-se a oferta de acesso ou de entrada destes à sociedade, não levando em conta o aspecto qualitativo desta inserção, isto é, uma inclusão de qualidade está alicerçada no acolhimento adequado, a atitude de inserir fisicamente, por exemplo, uma criança com necessidades educacionais especiais no espaço escolar sem o devido preparo para recebê-la não garante o fim da segregação, e muito menos sua inclusão. Não é o remanejamento de um grupo de crianças de um convívio social para outro que garantirá a inclusão seja educacional ou social.
Segue em anexo um artigo intitulado: A educação Inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI, autor: Dra. Pilar Arnaiz Sánchez, que trata também da inclusão social.
O artigo está dividido em 5 partes, segue os links.

10 comentários:

  1. Acho que temos mesmo que nos ligar sobre a diferença entre inclusão social e escolar, e saber que de algum modo elas estão ligadas. Muito bom também sua ideia, de que se os professores precisão aprender libras por que não aprender também o braille e também outras técnicas para que o ensino inclusivo se torne melhor.

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  2. É muito importante que haja uma boa formação de professores para que possam estar preparados para lidarem com a diferença entre a inclusão social e escolar.Os professores devem estar preparados para propiciar a todo os alunos um ambiente de inclusão.

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  3. Como a Nádia disse ,os professores devem estar preparados para propiciar aos alunos um ensino inclusivo,a inclusão social já é algo diferente,pois os ditos "normais" são excluidos ,se formos analisar a fundo o assunto a grande maioria da sociedade é excluida de uma forma.

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  4. Os professores devem procurar se aperfeiçoar para receber seus alunos. Pois, não adianta a escola estar adaptada com rampas, banheiros especiais, e outras coisas mais, e o mais importante, que é o professor, não está preparado para receber este aluno.
    Se o professor não estiver preparado para lidar com alguma dificuldade que o aluno venha ter, com certeza, este aluno se sentirá excluído e constrangido.
    Penso que a inclusão social, para estes alunos, começa na escola, pois, é na escola que eles passam grande parte do tempo. E se não encontrar pessoas preparadas e sem preconceitos, vão se sentir excluídos. Por isso, que não só o prédio deve ser modificado, mas, os alunos devem ser trabalhados, e os professores devem ser aperfeiçoados.

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  5. Para a educação inclusiva ficou claro que as pessoas com necessidades especiais devem ter acesso às escolas e que as escolas devem ter essa acessibilidade. Já o professor além de saber libras ou braile, ele precisa compreender que cada criança tem seu contexto, suas características, seus interesses e saber lidar com isso, pois compreendendo isso, o ensino facilita bastante.

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  6. Bom, como afirma Ainscow (1998):a educação inclusiva vai muito além de atender ao aluna com necessidades educacionais especiais, uma vez que supõe a melhoria das práticas educativas para todos os alunos e para o conjunto da escola.
    A inclusão não é somente para os alunos com deficiência, mas para todos os alunos,educadores, pais e membros da comunidade.

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  7. Boa noite!!!!

    Uma coisa super interessante é os "artigos" que buscam "n formas" para tentar sanar tais exclusões no nosso cotidiano.
    Sendo assim, como o assunto apontado por Ana Maria, que temos que nos interar da "socialização", que é sim uma verdade ou seja, uma realidade da inclusão entre aluno/escola.
    E um ponto a ser discutido, que não é apenas educando que possui uma certa deficiência, onde estes devem se adaptar ao sistema de ensino, más sim, a escola também deverá atender as devidas necessidades dos alunos, para sua total participação na escola e sua inclusão na sala de aula, e também na sociedade, pois com ambas, o aluno se tornará cidadão confiante de suas atidudes dentro e fora da escola.
    e feito a socialização, o aluno terá direito de se expressar, de participar das modificações ocorridas na escola. Sem falar que a escola deve sim obter uma estrura de bom acesso aos alunos.
    Estratégias e recursos para aprimorar as inclusões escolares e sociais.
    Enfim, a inclusão (generalização) deve possuir aspectos de atividades adaptadas que sejam voltadas para uma auto-aprendizagem intelectual do aluno, sem deixar de lado "sua bagagem de vivência, vinda do seu dia-a-dia).

    AEPEC - da exclusão à excelência.

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  8. Agora, mesmo com todos os recursos, com todas as ideias sobre educaçao inclusiva, nao devemos nos esquecer que o aluno a ser incluido, deve se sentir como uma pessoa perfeitamente capaz de realizar todas as atividades, e que momento algum seja deixado de lado. Como a Adma diz em seu comentario "o professor além de saber libras ou braile, ele precisa compreender que cada criança tem seu contexto, suas características, seus interesses e saber lidar com isso, pois compreendendo isso, o ensino facilita bastante", ou seja, o proficional deve sempre buscar a excelencia para dar o melhor ensino a esse aluno.

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  9. O professor precisa e têm o direito de receber capacitação continuada para poder acompanhar o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno incluído,para proporciona uma educação onde o aluno possa aprender independende de suas dificuldades.

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  10. Boa noite...

    Então, concordo com Kilder...
    e podemos perceber que a educação está passando momento de "transformação" onde se destaca a inclusão (foco de estudo atualmente). Deve-se destacar a educação física que não pode ficar fora deste processo, pois os educadores devem estar preparados para receberem todos os alunos independentes das deficiências que se encontra. A parte da coordenação, esportiva, cognitiva dentre todos os conteúdos da educação física devem ser trabalhadas da melhor maneira possível e respeitando os limites individuais dos alunos. Além dos professores é de fundamental importância que os alunos que não apresentam deficiências estejam preparados para receberem os alunos que a tenham e juntos participarem de todas as atividades propostas, fazendo com que interagem entre eles. Pode-se perceber que todos tem talentos diferentes, e todos devem ter oportunidades iguais para desenvolverem seus talentos. E quando há tod essa interação entre alunos e professor, quando à respeito um com o outro, haverá assim, a socialização completa e uma aprendizagem boa, o aluno irá se encontrar e desenvolver suas idéias. Assim é a inclusão.

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